terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alma de educador

Saudações!!!


Depois de muito tempo, resolvi encarar definitivamente a ideia de ter um blog e escrever tudo o que penso, vejo, escuto e reflito.....pois, acredito na importância das redes sociais em nossa vida e que dependemos muito delas, não exclusivamente, para nos manter informados e compartilhar nossas experiências e vivências. Como primeiro registro desse ano, quero compartilhar uma citação de John Dewey sobre educação especialmente ao ensino de História e Geografia:

"De que adianta obter determinado número de informações sobre geografia e história e a capacidade de ler e escrever, se no processo o indivíduo perde a própria alma, perde a apreciação das coisas que valem a pena e dos valores a que se referem, perde o desejo de aplicar o que aprendeu e, acima de tudo, perde a capacidade de entender o sentido de suas futuras experiências, quando elas ocorrem..."

As ideias e o pensamento de John Dewey (1859-1952) são muito atuais, se analisarmos a prerrogativa que cada autor é produto de seu tempo, devemos refletir: que tempo é esse? porque as ideias se repetem? a sociedade continua com as mesmas ideias e pensamentos? Quantas perguntas vem a tona......será que estamos vivenciando a repetição do passado???

No processo de ensino-aprendizagem, o indivíduo perde a própria alma?


Sugestão de leitura:
Revista Escola

Um comentário:

Relate aqui experiências bem sucedidas no campo da educação.